02 março 2018

Os 20 cometas que chegaram mais próximo da Terra

De tempos em tempos, objetos celestes acabam se aproximando muito do planeta Terra. Essa aproximação é considerada perigosa se ela ocorre a menos de 0,05 U. A. da Terra, o que equivale a aproximadamente 20 vezes a distância Terra-Lua. 

Abaixo temos uma lista dos 20 cometas mais próximos classificados (segundo [1]) em ordem de distância de aproximação. O mais próximo deles foi o P/SOHO 5 (1999 J6) que chegou a menos de 5 distâncias Terra-Lua da Terra. Entretanto, esse cometa era muito pequeno, tanto que não chegou a exceder magnitude 4.0.

Para que um cometa seja de aparecimento notável, uma combinação de fatores é necessária.  Não só o cometa deve ter um tamanho apropriado (principalmente a atividade de seu núcleo), mas principalmente ele deve se aproximar bastante da Terra.

Na tabela abaixo as colunas são designadas conforme:

CG - Classificação geral em ordem de distância
CM - Classificação dos cometas dos tempos modernos
DTL - Equivalente em "Distâncias lunares".
DUA - Distância em "Unidades Astronômicas" (~150 milhões de quilômetros)
DATA - Data da máxima aproximação
NOME - Nome do cometa

Lista dos 20 cometas mais próximos em ordem crescente de aproximação.
Nessa lista temos a presença de vários cometas históricos, como o cometa Lexell de 1770, o retorno do Halley em 837 e o grande cometa de 1760.  Nos temos modernos, o C/IRAS-Araki-Alcook em 1983 foi um cometa sobre o qual muito se falou. É possível que muitos outros cometas tenham se aproximado da Terra antes dos tempos das buscas automáticas, mas eles não foram reportados. O excesso de cometas próximos nos tempos recentes reflete assim o progresso tecnológico, que permitiu que esses cometas fossem descobertos prematuramente. 

Este ano, teremos o 46P/Wirtanen que chegará a aproximadamente 30 distâncias lunares em 16 de dezembro de 2018 e é o vigésimo da lista.

Referência

 [1] http://wirtanen.astro.umd.edu/close_approaches.shtml
[2] http://cometes.obspm.fr/en 

Nenhum comentário:

Postar um comentário